Revestimento externo: escolha a melhor opção para a sua residência

Tão importante quanto a decoração interna, a fachada de uma residência faz com que você se identifique com o ambiente onde mora, além de demonstrar seu estilo e gostos desde o primeiro detalhe visto no imóvel. Então, se você está construindo ou reformando, fique atento ao revestimento de parede externa.
Escolher o ideal não é uma tarefa fácil, afinal, é preciso levar em conta que o material ficará exposto à chuva, calor, sol e frio. Assim, precisa de maior durabilidade e resistência. Para que você opte pelo revestimento ideal, selecionamos os mais utilizados para apresentar neste post. Acompanhe!

Porcelanato
O porcelanato é tido como um dos melhores tipos de revestimento de parede externa, principalmente para quem sofre com a umidade. Isso deve-se ao fato de que é impermeável, bastante resistente e ajuda a manter a temperatura interna mais agradável.
O material apresenta uniformidade de cor e pode ser encontrado na forma polida ou natural, sendo essa última a mais utilizada para área externa. O mercado oferece inúmeras cores e desenhos para harmonizar com todos os tipos de estilo de fachada e linha de decoração

Cerâmica
A versatilidade da cerâmica oferece diversos modelos, texturas e tamanhos. Dessa forma, adapta-se bem a qualquer projeto. Assim como o porcelanato, é ótima para espaços com umidade, pois é impermeável e resistente ao bolor, limo e fungos.
Outra vantagem da cerâmica em paredes é a fácil manutenção: basta um pouco de água com sabão e as peças ficam como novas. O preço costuma ser bastante acessível, apresentando um bom custo-benefício.

Tijolos aparentes
O revestimento com tijolos aparentes (também chamados tijolos à vista) são ideais para projetos que exploram o estilo industrial ou rústico. Por essa característica, podem ser combinados com madeira para enriquecer ainda mais sua fachada. Uma alternativa é revestir toda a frente com tijolos, criando um aspecto imponente.
Entretanto, para que o material tenha mais resistência, durabilidade e não sofra os danos característicos da exposição ao tempo, é preciso aplicar uma resina especial sobre os tijolos.

Pedras naturais
Há centenas de opções de pedras naturais recomendadas para revestimento de parede externa. Logo, é possível encontrar uma que harmonize perfeitamente com o estilo da fachada da sua residência — do rústico ao moderno. A manutenção é simples, sua durabilidade e resistência ao tempo também, o que significa economia a longo prazo.
Atente para a porosidade da pedra, haja vista que algumas exigem a aplicação de um tipo de resina impermeabilizante para evitar qualquer dano. A pedra que está em alta é a canjiquinha, utilizada naquele modelo de filetes aplicados lado a lado. Além dessa, há outras que são muito usadas: arenito, pedra mineira, pedra de são tomé, pedra bruta branca, entre outras.

Grafiato
Também conhecido como textura ou tinta texturizada, o grafiato é bastante utilizado e tem as ranhuras como característica principal. Além de dar um acabamento único, moderno e chique, combina com qualquer ambiente e tem o preço bem acessível.
No entanto, não é aconselhável em lugares que ficam expostos à poluição, já que sua limpeza não é tão fácil de ser feita em vista das ranhuras e porosidade do material.
Agora que você conheceu os principais tipos de revestimento de parede externa, certamente escolherá o que melhor combina com o estilo da sua residência para deixar sua fachada deslumbrante. Vale lembrar que a compra dos materiais de construção deve ser feita em uma loja de confiança e que tenha tradição. Assim, os profissionais que trabalham no local saberão orientar com eficiência a melhor compra.